quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Em jeito de rescaldo

Parece agora evidente que a renovação com Jorge Jesus foi um erro. Verificou-se o pior cenário possível - a equipa arrastou consigo a instabilidade e falta de confiança resultante do desastroso final da época passada.

No entanto, devo dizer que no dito final da época passada não era evidente para mim qual a melhor possibilidade para o clube - JJ ficar ou JJ sair. Sendo que, na segunda hipótese, talvez fosse tarde para encontrar um treinador melhor.

Há anos, quando da desastrosa segunda época de JJ no Benfica, achei que ele deveria sair. O facto é que não saiu, e depois disso até deu alguns sinais de ter aprendido com os erros.

No entanto, esta época parece para já ir pelo caminho dessa nefasta segunda época. Espero estar enganado.

Notem que perder com o PSG em Paris era esperado e normal. O problema não é esse. O problema é a pobreza de exibições e a aparente falta de crença e atitude da equipa, que não parecem prenunciar uma melhoria para breve.

Alguns erros começam a ter contornos irreais, como o facto de ano após ano não se ter preenchido o lugar de defesa esquerdo com um jogador de qualidade (isto já começa a ser uma piada gasta e de mau gosto, tanta gente já o disse e desde há tanto tempo em jornais, blogs, cafés e etc por esse país fora). Parece que há no Benfica uma crença de que é um lugar de menor importância e que pode ser preenchido com qualquer remendo. O resultado está à vista - a quantidade de jogos e de pontos que os erros de Emerson, Melgarejo, Sequeira nos têm custado (ontem o primeiro golo nasce do lado esquerdo da nossa defesa, como todos nos lembramos).

A isto junta-se uma quebra de rendimento do Maxi que se prolonga e prolonga, e um André Almeida que num nível como o de ontem tem problemas - ou seja, aos problemas de há muito na lateral esquerda juntam-se agora os da lateral direita, até porque não temos extremos que façam o trabalho de ajuda defensiva nas alas que poderia minimizar estes problemas.

Finalmente, o meio campo. O ano passado Jesus fez um excelente trabalho ao adaptar Matic e Enzo às posições 6 e 8. Pois este ano resolve desfazer o que estava feito e tentar que de um momento para o outro Enzo volte a ser ala e MAtic jogue mais avançado. Duas alterações de uma vez numa zona fulcral. Eu precebo que a onda de lesões condicionou as escolhas, mas sinceramente acho que é melhor nestes casos quando faltam jogadores fazer avançar os suplentes directos, até da equipa B se necessário, do que estar a mudar tudo de uma asentada. Viu-se, aliás, a melhoria da equipa ontem quando Matic e Enzo voltaram aos seus lugares habituais - embora reconheça que por essa altura o PSG já estava em ritmo de treino e controlo de jogo.

Um dos pontos fortes de JJ é o trabalho técnico e táctico com os jogadores, que lhes permite evoluir e até adaptarem-se a posições diferentes. Veja-se a evolução de Fábio, Matic, Enzo; veja-se o jogador cada vez mais completo que é Cardozo; há vários exemplos.

Só que isso tem um reverso da medalha. JJ por vezes esquece-se de duas coisas; uma, é de que nem tudo resulta com todos os jogadores; outra, é que as adaptações precisam de tempo para serem trabalhadas, e fazê-las nos jogos a sério pode ter consequências nefastas, sobretudo quando se tentam fazer muitas ao mesmo tempo.

Foi por isso que a aposta no Roderick para reforçar o meio campo o ano passado no campo do fcp deu no que deu, e tentar que Markovic seja extremo, que Duricij seja já o segundo avançado da equipa ou que Matic e Enzo joguem noutras posições, tudo de uma vez ainda por cima, está a ter os resultados que estão à vista. A equipa perde rotinas, desiquilibra-se, perde confiança e perde eficácia.

Não estou com isto a dizer que a culpa do que se está a passar seja toda do treinador. Mas despedir um treinador não é um acto de punição - é um acto de gestão que tem de ter em conta principalmente o que parece ser a melhor solução para o Clube e para a Equipa.

A equipa está a precisar de ser sacudida, acordada, e sobretudo liderada - não me parece que JJ seja já a pessoa certa para o fazer.



4 comentários:

  1. Então a culpa é de quem? Minha? A Direção tem que confrontar o Jesus e o preparador físico! Como se compreende, por exemplo, que o Cardozo que não teve pré-época esteja melhor que o LIma? E há tantos, tantos exemplos! O Jesus está afectado, basta ver, ontem, como respondeu a várias perguntas...

    ResponderEliminar
  2. Isto e uma pessima analise aos problemas da equipa, do treinador e das suas (in)capacidades! Mais uma vez o discurso e idea gasta e desgastada de que o benfica nao joga bem ( para nao dizer.. nao joga nada), porque os jogadores sao maus ou ate, nao sao bons so naquelas posicoes que ocupam no terreno.
    Os tipos marcaram um golo com um cruzamento pelo lado esquerdo portanto o lateral esquerdo deve ser mau!! Lol Entao os centrais devem ser os dois maus porque depois foram incapazes de cortar a bola. Isto seguindo esta logica de merda!
    E verdade que a jogadores cujas contratacoes sao incompreensiveis mas o que nao e incompreensivel ( acho eu), e que o que estara mal com a equipa nao e a qualidade ou ate por vezes as caracteristicas dos atletas, mas o facto de que tacticamente esta nao se sabe posicionar nem defender como tal!
    A cada ano o investimento aumenta os atletas parecem ser melhores, o banco tambem mas enquanto equipa o benfica vai ganhando fruto de performances individuais e momentos de forma desses mesmos atletas que suplantao uma realidade obvia que e.. o Benfica nao sabe jogar como equipa e este gajo e incompetente tacticamente e ao nivel do seu amado treino! Ainda hoje nao sabem fazer circulacao de bola e matar o jogo em posse!! lol Uma "equipa" com 4/5 anos! E incapaz de defender uma bola parada como deve ser. Podia passar o dia a malhar no gajo mas acho que isto chega!
    Ah e outra coisa o Matic e e sempre foi medio centro e o Enzo ala direito. Por muito boa que a adaptacao fosse o ano passado meter um jogador na sua posicao de origem nunca pode explicar um mau rendimento do mesmo! Quanto muito a equipa podera nao funcionar tao bem com este ali.

    Batigol

    ResponderEliminar
  3. concordo com a analise embora discordando num ponto no primeiro golo o erro foi do gaitan que não acompanhou o lateral direito adversário que foi quem fez o centro.

    ResponderEliminar
  4. "Parece agora evidente que a renovação com Jorge Jesus foi um erro" - Aparentemente este é mais um texto critico ao trabalho do Jorge Jesus, mas certamente dos últimos treinadores foi o único capaz de ter um rendimento superior ao F.C. Porto NAQUILO QUE DEPENDE OBJETIVAMENTE DE UM TREINADOR.

    Será que algum outro treinador, mesmo os grandes Mourinho ou Guardiola seriam capazes de reverte os 22 pontos que o F.C. Porto acrescentou a mais diretamente com as decisões arbitrais e assim conseguir mais títulos para o Benfica nestes últimos 4 anos?

    Quando somamos todos os pontos "limpos" das decisões arbitrais, ou seja aqueles que foram CONQUISTADOS SEM NENHUMA INFLUÊNCIA DIRETA DE UM ÚLTIMO GOLO DE PENALTI E ANTES DE UMA EXPULSÃO, NOS 120 JOGOS O BENFICA TERIA CONQUISTADO 279 PONTOS E O F.C. PORTO 277 PONTOS DOS 360 POSSÍVEIS.

    Deixo aqui alguns dados estatísticos que deve conhecer para compreender as condições em que se disputa o titulo de modo a conhecerem a principal razão pela qual Jorge Jesus não ganhou mais títulos:

    - Nas condições regulamentares 11 contra 11 e sem o efeito direto de um último golo de penalti o Benfica e o F.C. Porto nos últimos 4 épocas tiveram um rendimento desportivo tão superior aos seus adversários no campeonato português ao ponto de terem conseguido conquistar pelo seu próprio mérito 77% dos pontos em disputa nos 120 jogos, ou seja 279 pontos e 277 pontos respetivamente. Dificilmente algum outro treinador conseguirá alguma vez acumular mais de 84% dos pontos em disputa em 120 jogos sem o efeito de pontos acrescentado diretamente com influência arbitral.

    - Infelizmente para o Jorge Jesus o seu rival beneficiou mais das decisões arbitrais que diretamente deram pontos, de tal forma que acabou acrescentado diretamente com as decisões arbitrais (penalti e expulsões) mais 22 pontos que o Benfica. Como facilmente se compreende os pontos acrescentados com um último golo de penalti e em superioridade numérica dependem diretamente duma decisão arbitral, e claramente o Jorge jesus não consegue ter qualquer influência nesta enorme diferença, dai que não deva ser responsabilizado por ter feito menos 22 pontos com influência arbitral que o seu rival. Essa responsabilidade indiscutivelmente só pode ser imputada a arbitragem, pois é uma diferença demasiado grande entre duas equipas que revelaram competências muito iguais em conquistar pontos independentes da influência arbitral, ou seja, se não houvessem alterações pontuais diretamente dependentes de decisões arbitrais.


    O rendimento das equipas no nosso campeonato é altamente influenciado pelas decisões arbitrais relevantes (Penalti e Expulsões). NESTAS ÚLTIMAS 4 ÉPOCAS OFICIALMENTE O BENFICA ACABOU ACUMULANDO 285 PONTOS, OU SEJA 2,1% DOS SEUS PONTOS GANHOS ESTÃO DIRETAMENTE DEPENDENTES DUMA DECISÃO ARBITRAL ENQUANTO QUE O F.C. PORTO ACABOU ACUMULANDO 305 PONTOS, OU SEJA 9,2% DOS SEUS PONTOS ESTÃO DIRETAMENTE DEPENDENTES DUMA DECISÃO ARBITRAL.

    Podem consultar estes e outros dados estatísticos reveladores no Blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

    ResponderEliminar