terça-feira, 28 de maio de 2013

Talvez seja melhor mudar agora

Há dias, depois de Amsterdão e antes do Jamor, escrevi aqui isto:


O nosso Capitão disse algo que não deve ser esquecido porque me parece fundamental: "perdemos o jogo mas ganhámos muita coisa". Estou inteiramente de acordo.

A união do Grupo de trabalho, a comunhão com o Presidente e com os Sócios e Adeptos ficou aqui forjada em sangue, suor e lágrimas, e atingiu um nível inimaginável, verdadeira Excalibur ao serviço do Benfica.

É fundamental que esta coisa preciosa mas frágil não se perca e seja a força que nos lança no futuro, sendo que neste caso o cliché se aplica e o futuro começa mesmo já no Domingo. Ganhar, ganhar ao Moreirense, eventualmente ser Campeão, depois ganhar a final da Taça e daqui a pouco tempo encarar de frente, olhos nos olhos, a próxima época.

A questão central era a do capital de confiança e, mais do que isso, de amor, que os adeptos deram a esta equipa mesmo depois de dois fracassos. Essa devia ser a alavanca para um "novo começo".

Só que esse "novo começo" implicava vencer no Jamor. Com a derrota, o balão esvaziou-se, perdeu-se o momento, foi-se a confiança.


É por isso que tenho dúvidas que manter JJ seja a melhor opção. Fazê-lo poderá ser prolongar uma agonia que hoje é palpável entre os Benfiquistas. Arriscamo-nos a fazer um contrato chorudo com um treinador que, sente-se, ao primeiro erro será despedido como foi Fernando Santos (e com uma indemnização choruda).

Quatro anos é um ciclo longo. Muita coisa mudou para nelhor, JJ fez um trabalho de qualidade, estivemos numa final europeia, ganhámos bom dinheiro com a valorização de jogadores.

Mas infelizmente num mundo de competição o bom trabalho é necessário mas não suficiente para garantir resultados - leia-se títulos. Nos momentos decisivos, falhamos - parece-me a mim que sobretudo porque falha a liderança.

Trabalhar bem no dia a dia não é o mesmo que ter aquele "factor extra" de liderança que nos momentos chave garante que o grupo se une e se supera para atingir o objectivo. Esse "factor extra" poucos o têm - e JJ não provou tê-lo.

Pensemos que num campeonato que cada vez mais é decidido "a dois", temos sete jogos seguidos sem vencer contra o nosso principal adversário. Sete. Deve ser um record negativo na nossa História, e é um factor preocupante.

Pensemos que, há um mês, para ganhar campeonato e taça bastava vencer três jogos (dois dos quais em casa!) contra adversários  acessíveis, e não o conseguimos.

Pensemos que os resultados globais nestes quatro foram bons, nomeadamente em termos europeus, mas em termos de títulos só piorámos - campeonato e taça da liga no 1º ano, só taça da liga no 2º e 3º, nada no 4º.

Pensemos também, porque não é um factor negligenciável, que JJ não está a receber por objectivos mas tem um salário base ao nível dos quinze ou vinte mais bem pagos da Europa.

Por tudo isto, digo: certezas não tenho, mas inclino-me mais para que seja agora a melhor altura para mudar.

3 comentários:

  1. E SEMPRE VAIS IMIGRAR DE VEZ OU QUERES COLINHO !

    FORÇA VIEIRA JORGE JESUS E O NOSSO TREINADOR ,MAIS NEPIA

    ResponderEliminar
  2. patriarca disse:

    Mudar agora, mudar JÁ, é um Imperativo das circunstâncias e se queremos fazer um próximo campeonato livre de Turbulências, É NÃO RENOVAR com o Jorge Jesus, que afinal não passa de um treinador mediano MENOS e melhor que ele existem alguns por aí, especialmente não sendo Benfiquista como ele NÃO É e roçando o ANTI-Benfica, como ele é, basta ouvi-lo falar quando estava no Braga e noutras Equipas anteriores para termos essa CERTEZA, isto somente para os mais esquecidos ou que não desejam lembrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os adoradores incondicionais do JJ não se lembram ou não lhes dá jeito, das declarações do mais nojento e anti-SLB com que ele se saiu após uma derrota com o SLB ainda estava ele no Felgueiras, uma vergonha agora ainda ser bajulado por benfiquistas mesmo depois de mais uma época desastrosa.

      Eliminar