quinta-feira, 30 de maio de 2013

Problema ou solução

A novela Jesus continua e quer-me parecer que será assunto para muitos meses de discussão. Certamente será uma decisão difícil das mais difíceis da história do clube, isto porque o presidente, uma vez mais, foi imprudente, falou cedo demais e colocou-se numa situação de fragilidade pública face a uma possível decisão que não seja a continuidade do treinador.
 
Neste momento, a maioria dos Benfiquistas e comentadores desportivos reconhecem qualidades a JJ. Um treinador de vocação marcadamente ofensiva, com uma matriz de jogo agradável que proporciona espectáculos de elevada qualidade. Acresce a este facto que tem jeito para valorizar jogadores, consegue extrair destes todas as suas qualidades e pô-las ao serviço dos seus ideais e da equipa. A consequência é o aumento da receita com a venda de jogadores e performances muito interessantes nas competições Europeias.
 
A verdade é que as qualidades do treinador não têm originado os resultados esperados face ao investimento efectuado. Na verdade, nestes quatro anos, batemos todos os recordes ao nível do enxovalho sendo que este ano tomou proporções muito dolorosas. A sua atitude arrogante perante os outros, a relação difícil que mantém com os jogadores, jornalistas e treinadores adversários, o bloqueio mental que demonstra quando as coisas em campo não estão a correr bem, nomeadamente, quando joga frente a equipas mais fortes, não permitem dar o passo em frente, ou seja, ganhar troféus.
 
Neste momento, JJ tem um peso enorme no clube. É ele e o presidente (que não percebe nada de futebol) quem coordena todo o futebol do Benfica. Pelos vistos quer ver reforçada essa posição, o que terá certamente vantagens no aproveitamento da equipa B, mas tornará o clube refém do treinador o que é verdadeiramente indesejável.

Considero que a função de “Manager” extravasa, em muito, as competências de Jesus, ele é treinador, ponto final. Não podemos ficar indiferentes ao pormenor que os resultados de JJ têm vindo a piorar à medida que a sua influência e poder no clube aumentam. Veja-se que, na época inicial, em que ganhamos dois troféus, a equipa foi montada a três: Rui Costa, LFV e JJ.
 
Posto isto, a manutenção do actual treinador constituirá um problema ou será a solução?

Penso que JJ poderá fazer parte da solução desde que devidamente enquadrado numa estrutura de decisão composta por um director desportivo que perceba de futebol, reduzindo a intervenção do treinador ao treino e reduzindo a intervenção do presidente à gestão do clube. Mas será sempre uma solução a prazo, as feridas estão abertas, a confiança treinador vs jogadores e vice versa está beliscada, a relação treinador e adeptos está beliscada, não existe unanimidade, nem sequer maioria, ao nível da direcção em relação ao JJ e não creio que Jesus aceite menos protagonismo, menos poder do que detém actualmente. Parece-me evidente, face aos condicionalismos em que vivemos, que a única solução de futuro passa pela saída de Jesus, assumindo que essa decisão porá em causa o sucesso desportivo imediato, uma vez que será necessário reconstruir uma estrutura de liderança no futebol (demasiado dependente do actual treinador), será necessário reconstruir todo um modelo estratégico/táctico da equipa (marcado por 4 anos de filosofia). 

Devemos aproveitar esse ano para, de forma competente, criar um projecto global que não esteja refém de um treinador, criar uma frente de ataque aos poderes instalados no futebol Português, cuja sede reside na invicta.

Se fizermos as coisas bem, ficaremos mais próximos de ganhar, e quando digo ganhar é fazê-lo regularmente. A manutenção do actual estado de coisas até pode dar resultados no imediato, mas será o ocaso pois JJ acabará por sair do clube mesmo que consiga, finalmente, ganhar alguma coisa.

2 comentários:

  1. nem mais é precisamente a opinião que eu tenho. eu desde o ano passado que venho defender esta posição.

    ResponderEliminar
  2. Ja começo achar isto a coisa mais ridicula que tenho memoria,andamos nos aqui feitos anjinhos atras de um treinador que sempre me deixou desconfiado por causa da sua aproximação ao porto,e supostamente se anda a encontrar com eles no casino e nas marisqueiras...Pelo amor de deus.

    Eu continuo achar que o problema do Benfica infelizmente é muito maior que o treinador,mas se quiserem ir por aí em vez de atirar nomes ao ar,de gajos com 15 minutos de fama,rui vitorias e aquele vendido do paços, aqui vai a minha sugestão. Paulo Bento era a melhor coisa que podiamos fazer, consegui mostrar competencia ate no sporting com 1 equipa de marretas e pouco orcamento la foi ganhando alguns titulos.Na seleção tambem tudo dizia que nao iamos a lado nenhum e so fomos eliminados pela espanha injustamente nos penalties. Alem de ser um homem com espinha dorsal,e benfiquista.

    ResponderEliminar