sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Catedrático do coito interrompido



Corria o ano de 2008 e tive a oportunidade de falar com um ex jogador da equipa B do Benfica. Nessa altura Jorge Jesus era treinador do Belenenses, e recordo-me de ter dito que gostaria de o ver treinar o Benfica. Achava que era alguém que entendia de futebol na forma como expunha as ideias e principalmente da forma como as equipas dele jogavam. A resposta foi esta: É bom treinador, mas manda vir brasileiros e coloca-os na equipa mesmo sendo fracos para que sejam vendidos e para através dos empresários ganhar mais algum.
Vindo de quem vinha e conhecendo as ligações que a pessoa em causa tinha ao mundo do futebol, fiquei um pouco apreensivo, mas por outro lado, pensei, fala-se tanta coisa e mesmo que viesse para o Benfica eu não ia acreditar que tivesse tão grande influência que conseguisse fazer uma coisa destas.
Entretanto, vai para o Braga faz uma boa época, e continuo a achar que podia ser um bom treinador para o Benfica. E veio, e ao contrário da maioria, de muitos que o apoiam agora, fiquei satisfeito, um treinador com tarimba, com experiência e que já tinha sido corrido em alta velocidade de outros clubes possivelmente iria agarrar a oportunidade com unhas e dentes. E assim foi, o Benfica fez uma época muito boa com um plantel feito por Rui Costa (o tal imberbe como o Vieira lhe chamou), e só claudicou com o Liverpool estrondosamente.
Ganhou o campeonato e como é muito agradecido fala com o seu amigo pinto da costa , o tal que já foi amicíssimo do Vieira, o corrupto faz-lhe uma proposta e ele como é muito reconhecido, chantageia o Benfica e obriga Vieira a transformá-lo no 10º treinador mais bem pago do MUNDO ( REPITO,  DO MUNDO).
Renova e vai vencer a Champions, diz ele, entra com uma sobranceria estúpida e bacoca e perde a supertaça o campeonato a taça de Portugal ganha mais uma vez a Taça da Liga, é eliminado da Liga dos Campeões num grupo onde está o Lyon o Schalke e o colosso Hapoel que nos espeta 3-0. Esqueci-me de dizer que foi neste ano que levámos 5-0, e começam as humilhações.
No ano seguinte tem 5 pontos de avanço somos roubados contra académica e Guimarães, mas antes disso já está em bicos de pés, neste momento temos a ÁGUIA e o pavão, e voltamos a ser roubados com os corruptos, mas voltamos a cometer erros. Eles com um meio-campo de 3 a 4 jogadores para a batalha do controlo do jogo e nós com 2 no máximo ou 1 o grande Javi Garcia para suster muitas vezes sozinho o domínio na intermédia. Mas foi sempre assim no ano anterior também. Os mesmos erros, o medo de falhar o tremer nas horas difíceis.
Este ano Jesus consegue colocar a equipa a jogar bem, faz 2 grandes adaptações, mas os brasileiros que contratou continuam emprestados sabe Deus até quando, entre eles está Airton, ele que no meio campo deu sempre boas indicações, que foi contratado por Jesus mas que não serve, e que jeito teria dado, ele e a outra resma que foi contratada, ou são todos maus? É que se são maus para que é que são contratados? Estranho…
Mas ele é o mestre, o Catedrático, o conhecedor, pois, mas é um perdedor, chamam pé frio ao Peseiro, este artista e parafraseando uma palavra que ele tanto gosta é um pé gelado, geladíssimo. Não brinquem connosco, uma coisa é ir para as bancadas como quem vê ópera ou cinema, outra coisa é estar ali a puxar pela equipa, a gritar, a ficar sem voz, e depois ficar à porta da festa, ser humilhado constantemente em própria casa.
Foi Jesus, que nos lembrou e gozou, quando se vira para o parceiro de mesa, um representante do Benfica nas conferências, e pergunta com o seu ar altivo e arrogante, há quantos anos é que não íamos a uma final europeia? Como se o Benfica fosse uma bela mer..,
Antes de ser treinador ele é homem, é o líder, o timoneiro duma equipa, e o treinador do Benfica não pode ajoelhar na casa do Ladrão, não pode, o que irão pensar os jogadores? Como é possível que o Benfica contra uma equipa B do Guimarães perca o jogo em 2 minutos? Como é possível estar empatado no ladrão e invés de fazer tempo e contenção de bola querer ganhar quando o empate serve às mil maravilhas?
Como é possível um treinador chorar porque perde numa final da Taça? Deve ser inédito, é fraco! A ciência que ele inventou é do quase ganhar, mas é muito bom, é o maior, o melhor, segundo ele, e pelos vistos muitos, esquecendo-se que teve meios e dinheiro que mais nenhum teve para contratar quem bem entendesse, em quatro anos as equipas abanaram sempre mas sempre no final. Ele gosta da nota artística mas gosta muito mais da nota para o artista, nunca atacou o seu amigo corrupto, NUNCA, mais dois anos a começar bem, a fazer bem e no final a baquear, a estoirar, ciência? Estudos? Técnicas só se for de coito interrompido!

11 comentários:

  1. Eu compreendo este texto.

    Mas gostava de ver que textos terias escrito se tem calhado o Kelvin e o Ivanovic falharem dois remates aos 92 minutos de jogo!
    Em cada 10, quantos remates iguais aos do Kelvin entram numa baliza?
    E o Ivanovic, quantos cabeceamentos daqueles falhou na Premier League?

    É que estamos a falar de dois remates CATASTROFICAMENTE certeiros no fim de dois jogos decisivos!
    Em dois jogos em que o Benfica fez o que tinha de fazer, sendo completamente mentira que o Benfica não jogou no dragão.

    E também gostava de ver se se invertessem papéis: - O Hugo Miguel tinha marcado o penalty ESCANDALOSO sobre o Aimar o ano passado quando estava 0 a 0 (O Benfica ganhava o jogo e ficava a 4 pontos do Porto antes do Benfica-Porto);
    - O mesmo Hugo Miguel não tinha marcado penalty no lance do James, nem expulsado o Ricardo, uma vez que NÃO houve falta alguma!
    Não é preciso falar de mais jogos: bastava esses dois. Como teria sido?

    Digo tudo isto, sem te desrespeitar. A cagança na preparação da segunda época do JJ foi MUITO DANOSA E IRRESPONSÁVEL.

    E a exclusão do Airton é realmente incompreensível.

    ResponderEliminar
  2. post excelente, escrito por homem com agá grande "H", um enorme benfiquista, parabéns.
    só apara lembrar como começa :)
    "Corria o ano de 2008 e tive a oportunidade de falar com um ex jogador da equipa B do Benfica. Nessa altura Jorge Jesus era treinador do Belenenses, e recordo-me de ter dito que gostaria de o ver treinar o Benfica."
    é jornalismo puro, que maravilha...
    e acaba assim, só para pensarmos bem:
    ... mais dois anos a começar bem, a fazer bem e no final a baquear, a estoirar, ciência? Estudos? Técnicas só se for de coito interrompido!
    como benfiquista agradeço imenso, penso que dá para conhecer o caráter, obrigado benfiquista, águia de prata, não és?

    ResponderEliminar
  3. Deixo um texto escrito por um benfiquista bem mais inteligente do que tu!
    Há gente que sofre de ejaculação precoce, mas no teu caso é mais diarreia mental!


    Jornalista José Marinho:

    «Em principio serão mais dois e não três. Dois anos em que Jesus tentará o milagre da multiplicação dos títulos. Boa decisão de Vieira, ponderada, reflectida e sobretudo tomada fora do ambiente de ruído e contestação. Não agiu a quente, deixou baixar a temperatura social à volta do treinador e decidiu bem. Nos benfiquistas compreendo a desilusão mas não tolero a ignorância. O que foi feito nos últimos quatros terá repercussão no futuro. O Benfica nunca esteve tão perto de voltar a ganhar de forma continuada e Jesus é o principal responsável por essa mudança. Também o presidente do Benfica aprendeu algumas lições e está mais perto do que se exige de um presidente do clube. A decisão de manter o treinador contra a turba benfiquista que reclamava a cabeça do treinador é sintomático de que Vieira está, finalmente, a comportar-se como um presidente...à Benfica. Ainda com arestas, ainda permitindo que alguns trauliteiros envergonhem a história e a tradição secular do maior clube português, mas aprendendo a mover-se entre os intervalos de tempo e de modo que conduzem ao sucesso.
    Não tenho dúvidas, ao contrário da esmagadora maioria dos benfiquistas, de que o Jesus é o melhor treinador para o Benfica e sobretudo para completar o inestimável serviço de recuperação do clube que tem prestado nas últimas quatro épocas. Há quem olhe, de forma pressurosa, para Jesus como um perdedor. Isso não me diz nada, é um rótulo a que as pessoas se habituaram quando não têm nada mais inteligente para acrescentar. O que sei é que o Benfica nunca esteve tão perto de voltar a ganhar e de forma retumbante, como esteve esta temporada. A memória das pessoas não pode ser assim tão fraca. A desilusão de não ganhar nada só é comparável com o orgulho exúbere dos benfiquistas de chegar a Maio com a possibilidade de ganhar tudo. O resto é conversa fiada e felizmente que Vieira tomou a decisão escutando-se a si próprio e deixando cair os lamentáveis sussurros dos seus pares que pretendiam, mais uma vez, esconder as suas limitações nas costas largas de mais um treinador.»

    ResponderEliminar
  4. Muitos fracassos, perdemos 3 1 em casa quando estavamos a ganhar 2 0 na eliminatoria,Fomos a braga jogar uma meia final europeia com resultado em 2 1 fomos eliminados. Perder campeonatos quase no fim quando se tem 4 ou 5 pontos de avanço,estou de acordo com tudo,eu por acaso até sou um tipo supersticioso e mais nao seja é um pe frio

    ResponderEliminar
  5. Estou perfeitamente de acordo. Já desabafei. Ao longo destes 4 anos de JJ muito mais há para dizer. Pelos vistos só uma pessoa é que não vê ou não "quer ver".
    Parece que a decisão está tomada. Oxalá não saiam os 2 pela porta do fundo. O Benfica é demasiado grande mas ainda não acordou.
    Valdemar Cunha

    ResponderEliminar
  6. Muito bom post, lucido e com uma critica fundamentada. Só não subscrevo o 1º parágrafo por 2 motivos: 1- não tenho factos que comprovem 2- se de facto a compra de brasileiros, uruguaios, sérvios, etc em catadupa serve para encher os bolsos, é lamentável e repudiável, mas é também prática certa em todos os outros clubes.
    Prefiro analisar o que o Benfica ganhou e perdeu com JJ nestes 4 anos e aí subscrevo inteiramente o restante texto.
    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  7. És muito "do contra"! Os dois post são completamente contraditórios. Existe um quê de bo-polar no teu raciocínio. Eu entendo como us stress pós-traumático que todos vivemos e somente com uma grande vitória ficaremos curados. Essa vitória será JJ a nos oferecer!

    ResponderEliminar
  8. «Jesus fica para não trair Vieira»
    É só mais musica para a quem a quer ouvir… e siga a banda, mais do mesmo.
    Não percebo esse endeusamento de tal figura, sinceramente é algo que me faz muita confusão. Olha sempre para o seu umbigo, com a arrogância e a fanfarrice que o caracteriza, não aprende com os erros do passado… mas… vem o medo… ele pode ir para norte… notícias essas, suspeito, são originárias por esse SRº ou então engendradas mais a norte!… Num caso como trunfo negocial, no outro como factor desestabilizador….
    Jorge Jesus depois do que se passou na Taça, só tinha de colocar o lugar à disposição! Assim mostrou que está agarrado ao tacho e mais uma vez dá a conhecer a sua insensibilidade para lidar com a realidade, revela-nos a sua pequenez e mostra-nos uma ausência de valores e uma falta de caracter atroz! Nas entrelinhas deste processo via-se que ele estava a negociar o contrato… é constrangedor ver como tentam omitir essas técnicas de negociação. Só não vê quem não quer - antes da taça e o depois da taça-vejam as declarações do Sr. Jesus e tirem as ilações…
    Se o presidente defende tanto o homem e o quer manter, só tinha um caminho: punha o lugar à disposição e candidatava-se com Jesus a seu lado! Assim, vamos manter um treinador que massacra os pequenos (quando massacra…), mas com os rivais da mesma estaleca claudica sempre. Como referência, nunca nenhum treinador do Benfica, teve ao seu dispor orçamentos que este pseudo treinador teve ao seu dispor… NUNCA! É de lamentar, porque as condições estavam criadas, foram 4 anos de estabilidade. Estabilidade essa, que nunca nenhum treinador do Benfica teve ao seu dispor.
    Resumindo, eram só questões de pormenor e deitamos tudo a perder… ao confirmar-se, mais dois anos e um de opção, digo “Eu é que não sou parvo” para sustentar tanta incompetência junta… para minha tristeza. O futuro, espero estar enganado, mas será mais do mesmo, só falta acusarem, como “esses” Passos cá do burgo, fizeram com os portugueses… e acusarem os sócios da crise instalada… porque é assim que vamos começar a época 2013/14… DIVIDIDOS! É só passear pela blogosfera ou ter ouvido Bagão Felix, Rui Gomes da Silva, Manuel dos Santos, Toni e outros tantos e ver a preocupação com que eles abordam este assunto e o olhar cinzento com que eles veem o futuro. Penso que não é preciso ser vidente para perceber o que para aí vêm… só os cegos é que persistem na doença… assim eliminava-se os fantasmas… era uma questão de visão e de caracter.
    Ps:
    Aconselho a todos a ler a sugestão de restruturação dada pelo Rui Sérgio Guerra no blog geracaobenfica a 31 Maio, 16:35 de 2013… está lá tudo, com uma transparência que, nos interrogamos porque não se coloca em prática? Depois caímos na realidade… e lembramo-nos das palavras do CATEDRÁTICO na universidade… «se querem alguém para fazer parte da estrutura, então não contem comigo… porque eu estou acima da estrutura»... e caímos numa amargura em forma de remoinho em que é difícil de lá sair. Infelizmente tornou-se num estado de espirito constante… prevejo um ano difícil… espero estar enganado.

    ResponderEliminar
  9. Post Vergonhoso, que vomita ódio, cheio de verdades que só o autor conhece. Aqui está o exemplo perfeito de um texto digno de ser publicado num dos jornais desportivos da nossa praça.

    Podemos não gostar de um Presidente recentemente eleito po 90% dos votos, podemos não gostar de um treinador que no último jogo em casa foi o nome mais aplaudido no estádio. Mas a critica só existe quando fundamentada de forma séria.


    João Tomaz

    Eu sei que isto é um blog livre e sem regras, mas eu prezo o meu nome, vou pensar seriamente se quero que ele apareça ao lado de autores que na sua inteira liberdade escrevem textos que a mim fazem corar de vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde sempre que cada um é responsável pelo que escreve. Essa é uma regra bem entendida na generalidade da blogosfera.
      Sobre o autor em questão, o forteifeio, já está connosco há uns dois ou três anos. É a primeira vez que te vejo reagir assim a um texto dele, o que demonstra que não é este o sentimento que costumas ter em relação ao que ele escreve. Fizeste bem em criticá-lo, já que sentiste essa necessidade. Mas calma.

      Eliminar