terça-feira, 19 de março de 2013

Histórias de Corrupção " O caso Cadorin"


Decorria o ano de 1986, estamos precisamente na cidade de Portimão, em pleno Algarve. Na época anterior, o Portimonense conquistou a sua melhor classificação de sempre, um honroso 5º lugar. O grande obreiro foi Manuel José.

O post de hoje não é para falar sobre a classificação do Portimonense mas de mais um caso de corrupção do nosso futebol, a época era a de 1985/1986, até então na cidade de Portimão tudo normal, o Portimonense estava bem na classificação. Nesse fim-de-semana, o Portimonense teria pela frente um forte opositor, opositor esse que lutava pelo campeonato.

Precisamente na semana desse jogo, rebentou uma bomba em Portimão que acabaria por alastrar a todo o país, ou quase todo. 

O jogador Serge Cadorin foi alvo de aliciamento para cometer uma grande penalidade. Adivinhem contra quem era o jogo? Pois é, os mesmos de sempre, o F.C.Porto. A verdade é que Cadorin veio para toda a imprensa relatar o sucedido, tendo inclusive ido à Polícia Judiciária apresentar o caso. Nesse jogo, o Portimonense acabaria por vencer por 1-0 o F.C.Porto com um golo do mesmo Serge Cadorin.

Nem imprensa, nem PJ, nem ninguém, quis saber do caso, segundo o relatório da PJ da época e a própria imprensa nada se poderia provar porque era a palavra de Cadorin contra a de Luciano d'Onófrio. Cadorin tinha chegado um ano antes a Portugal pela mão de Norton de Matos, que fora seu colega de equipa no Standard de Liège, tendo como seu empresário o inevitável Luciano d'Onófrio.

Segundo Cadorin, Luciano teria oferecido um contrato com o Futebol Clube do Porto para a época seguinte ou então uma transferência para um clube Italiano, para além da verba de 500 contos (2500€). Luciano, já naquele tempo, trabalhava fervorosamente com Pinto da Costa e a verdade é que os casos, no futebol Português, apareciam todos ou quase todos os dias. Este foi mais um que morreu sem que ninguém o investigasse.

O mais curioso de tudo isto é que, no ano seguinte a este episódio de corrupção, estava Cadorin ainda ao serviço do Portimonense e quase na eminência de se transferir para o Sporting, aconteceu o que até hoje ninguém quis explicar, nem o próprio jogador comentou o sucedido.

A misteriosa explosão que quase termina com a vida de Cadorin
Cadorin, na sua residência, e misteriosamente houve uma explosão de gás que quase terminou com a sua vida. Não terminou com a vida mas terminou com a sua carreira, pois as lesões, provocadas pela explosão, fizeram com que a transferência para o Sporting fosse cancelada e Cadorin se visse impossibilitado de praticar futebol. A explosão que quase tirou a vida ao jogador ocorreu no ano a seguir a ter denunciado a tentativa de aliciamento por parte do F.C.Porto e Luciano d'Onófrio.

Luciano d'Onófrio era, à época, empresário de jogadores de futebol, sendo um dos amigos pessoais de Pinto da Costa. Já por essa altura o empresário era procurado pelas autoridades tendo, inclusivé, estado preso e, à altura, havia fortes indícios de ligações com máfias e tráfico de armas.

A verdade é que desta historia existem muito poucas fontes e as que existem abordam pouco o ocorrido. Há anos atrás um jornal ainda tentou entrevistar Cadorin para saber o que de facto se passou naquela semana do jogo contra o F.C.Porto. O já falecido Cadorin apenas afirmou que queria continuar a gozar a sua vida em paz e que não queria mais problemas na sua vida devido a tudo o que se passou.

Infelizmente, Cadorin já não se encontra entre nós, tendo falecido, em Liège, a 10 de Setembro de 2007, aos 45 anos de idade. Que descanse em paz, foi dos poucos que teve a coragem de denunciar a corrupção.

Sem comentários:

Enviar um comentário