sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Votos

Tenho lido pela blogosfera alguma consternação pela diferença de votos que cada sócio possui em função dos anos em que é detentor dessa qualidade. A defesa de um sócio equivale a um voto argumenta-se que não são admissíveis graus de Benfiquismo. Obviamente que os graus de Benfiquismo não se discutem, muito menos são mensuráveis, mas não creio que seja essa a equação.

Com a dotação de votos não se classifica o amor à causa mas sim a dedicação temporal a essa mesma causa. 

O SLB existe e provoca alegrias a todos os Benfiquistas (sejam 6 milhões ou outro número qualquer) mas sobrevive graças aos 250.000 sócios (se pagantes). Um sócio com 25 anos antiguidade contribui ou contribuiu mais para o clube que outro que é sócio quando o Benfica ganha e deixa de o ser quando perde. É para mim natural o n.º de votos e de decisão premiar quem, há mais tempo contribui para a grandiosidade do clube. Sem desprimor, sem descriminação entendo-o como prémio e não me parece que desvirtue a essência democrática do SLB.

18 comentários:

  1. Não concordo nada. É um sistema que não honra os pergaminhos democráticos do clube. Porque há-de um sócio ter mais votos do que eu, só porque é mais velho? Pode ter mais anos de sócio simplesmente por causa da idade, isso não lhe dá mais direitos sobre o Benfica do que alguém mais novo. A lógica descrita, dos sócios intermitentes, não faz sentido. Na minha opinião, um sócio só poderia votar depois de 5 anos ininterruptos, por exemplo. A partir daí seria 1 sócio, 1 voto. Se desistisse de sócio, quando voltasse estaria novamente 5 anos sem votar.

    ResponderEliminar
  2. Eu percebo a ideia que defendes, TC, mas por essa ordem de ideias também concordas que um trabalhador de 65 anos, que descontou e pagou impostos durante quase 50 anos, tenha mais votos que um miúdo de 18 anos numas eleições legislativas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JNF, misturar alhos com bogalhos é muito fixe, não é?
      O que tem uma coisa a ver com outra?
      Como sei onde escreves, percebi tudo na perfeição.

      Eliminar
  3. De acordo. Contudo,julgo que a discrepância entre o nº de votos é demasiada. Outro aspecto, é a atribuição de 50 votos às casas. Não posso concordar com isto...

    ResponderEliminar
  4. Começando por escrever que acho a discrepância exagerada, aliás, como tive oportunidade de escrever (e fui o único ou um dos poucos a escrever sobre o assunto) na altura em que se realizaram as assembleias, em que estive presente, e fomos poucos.

    Acho uma certa piada que se refira que este é um "sistema que não honra os pergaminhos democráticos do clube". E acho piada porque este sistema existe desde os anos 20...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás no teu direito, mas os tempos mudam. Nessa época talvez fizesse sentido, agora acho que não, porque usam esses votos para manipular os resultados.

      Eliminar
    2. E eu sou contra, mas acima de mim só estão os sócios dos 50 votos, não sou sócio há meia dúzia de dias.

      Eliminar
    3. Eu tenho 50 votos, conheço muitas pessoas com 50 votos e não sou manipulado, nem me parece que sejam os que conheço.

      Eliminar
  5. É exactamente a minha posição.

    O que desvirtua a democracia no Clube é o facto de as Casas terem 50 votos cada uma, e cada vez mais terem um papel decisivo em AG's.

    E ainda mais desvirtuada fica quando essas Casas declaram o seu apoio a LFV (ou a quem quer que seja). O voto é secreto, as Casas não são sócios e não têm nada, absolutamente nada, que declarar apoios a ninguém! É um autêntico desrespeito aos estatutos!

    http://lahinchadadepablito.blogspot.pt/2012/10/os-50-votos-das-casas-uma-ditadura-da.html

    ResponderEliminar
  6. Concordo em princípio com o post. Para mim não desvirtua nada a democracia. Vocês não sabem o que é democracia. Os estatutos foram votados DEMOCRATICAMENTE em AG que é o único sitio em que isso pode acontecer.

    No entanto, eu defendo que os sócios deviam ter tantos votos quantos os anos de associado. Isto é, um sócio com 25 anos de associativismo devia ter 25 votos. Outro, com 60 anos de sócio devia ter 60 votos. Assim premeia-se a fidelidade do sócio. E impedem-se golpes de estado através de oportunistas.

    Trazendo o exemplo da SS, as pessoas que pagam a Segurança Social recebem um volume de pensão consoante os anos de pagamento. Quanto mais anos de pagamento, mais recebem. Nada mais justo. Acham que é anti democrático?




    ResponderEliminar
  7. Tem de haver um prémio pela fidelidade monetária ao clube, estamos de acordo.
    Contudo, o sistema que existe está, na minha opinião, mal feito e deveria ser corrigido.
    Um sócio com 10 anos de quotas contínuas já deu todas as provas de benfiquismo que tem de dar. não me parece normal que valha 1/5 dos votos de um sócio com 25 anos de sócio. Até porque aqueles que tem a sorte de ter um pai benfiquista que os faça sócios desde que nasceram só começa a pagar quotas aos 14 anos e quotas totais aos 18, e quando vai votar a primeira vez aos 18 e só pagou meia dúzia de tostões já leva tantos votos como uma pessoa que começou a pagar as suas quotas aos 18 e já leva outros 18 anos a pagar quotas.
    N faz sentido... por mim era 1 voto até aos 10 anos de sócio EFECTIVO e a partir dai 5 votos e ponto.

    ResponderEliminar
  8. 1 - É importante que exista uma discriminação positiva dos votos em função do número de anos de sócio, para evitar "tomadas de assalto" por via da inscrição massiva de sócios em cima da hora de eleições ou AGs, como se vê com frequência no movimento associativo dos mais variados quadrantes e naturezas.

    ResponderEliminar
  9. 2 - Penso que só deveriam contar os anos de sócio efectivo e adulto, sendo que o sócio passaria a ser adulto para est fim aos 16 anos.

    Parece-me ridículo que para efeitos de contagem de votos se contem os anos de sócio de criança, até porque muitas vezes os pais inscrevem crianças num clube por causa da piscina, ou da prática desportiva, etc, e isso não significa necessariamenet que a criança em causa tenha ou mantenha essa simpatia clubística.

    ResponderEliminar
  10. 3 - A ponderação devia ser revista. Talvez:

    - iníco do direito de voto apenas após um ano de sócio efectivo adulto;

    - 1 voto até 5 anos de sócio;

    - 5 votos de 5 a 10 anos;

    - 20 votos a partir dos 10 anos

    ResponderEliminar
  11. 3 - A ponderação devia ser revista. Talvez:

    - sem direito a voto no primeiro ano;

    - 1 voto de 1 a 5 anos de sócio;

    - 5 votos de 5 a 10 anos;

    - 20 votos a partir dos 10 anos

    ResponderEliminar
  12. 4 - Obviamente que nem as Casas do Benfica nem qualquer outra organização colectiva dentro do Clube deveria ter direito de voto.

    Os votos pertencem a pessoas, ou seja, pertencem aos sócios, apenas e só.

    ResponderEliminar