terça-feira, 2 de agosto de 2011

Hasta la vista, Roberto!

Tenho pena de ver Roberto partir. É já um muito bom GR, com qualidades excepcionais entre os postes, que fez algumas exibições extraordinárias com a nossa camisola, como foi o caso em Paris.

É também um GR com pontos fracos, como sejam as saídas da baliza. E que nos custou alguns dissabores com alguns erros que não vale a pena estar a recordar aqui, de tão amplificados que foram na altura.

Mas foi sobretudo o jogador em Portugal mais atacado por uma nojenta campanha da chamada comunicação social desde o primeiro dia da sua contratação de que eu tenho memória (por acaso, lembro-me que ensaiaram o mesmo com o Butt; só que como ele nunca foi titular, acabaram por acalmar).

Começou por se misturar o que não era misturável - o valor da sua contratação, que é uma questão de mercado, e o seu valor futebolístico. Criou-se a falácia de que por ter custado 8,5 milhões tinha de ser para aí dez vezes melhor que o Quim. Por esse tipo de raciocínio, o Nolito pode ser uma merda, porque custou zero, é isso?

Deppis começaram os ataques com a dissecação ao pormenor de cada erro, jogo a jogo, em todos os jogos. Não há quem resista a uma campanha destas - primeiro o jogador, depois alguns adeptos, e finalmente a própria tranquilidade da equipa - que é realmente o grande objectivo destas campanhas.

Perante este contexto, vendê-lo foi mesmo a melhor opção. Se fosse emprestado, mesmo que fizesse uma grande época noutro clube, se para o ano voltasse iria recomeçar tudo de novo. Não era bom para nós, nem para o Roberto.

Assim, hasta la vista, chico! Até um dia e boa sorte, e espero que apesar de tudo algo de bom te tenha ficado desta passagem ingrata pelo nosso Benfica.

2 comentários:

  1. Exactamente!

    Ainda vamos chorar por ele, quando o Jorge Mendes o vender.

    ResponderEliminar
  2. Só devo realçar uma coisa, pegando no comentário anterior... O Benfica não é, ainda assim, como os outros 2 supostos grandes em Portugal. Temos uma massa adepta que não tem paralelo por cá, e por muito poucos sítios no mundo. Não é igual ser-se adepto do Benfica e do Real ou Barça, por exemplo. Há barcelonistas e madridistas fanáticos como há cá dos nossos clubes todos, mas ter-se fãs na China ou nos EUA, onde não é a modalidade principal, e são fãs pura e simplesmente por marketing, é diferente de ser como são os Benfiquistas, e até mesmo como são os lagartos e os corruptos, que nisso são mais parecidos connosco devido às nossas características como povo. Só que a nossa grandeza é diferente (e sim, nem com mais 500 títulos como os que o Porto ganhou serão iguais a nós!). Por causa dessa grandeza o Benfica não precisa de se tornar uma academia ou um entreposto de jogadores. O Benfica tem é que ganhar. O Benfica, e todos os clubes vendem, por exemplo, ManUnited a vender o Ronaldo por uma enormidade de dinheiro, só precisa é de títulos. Não chorarei por Roberto vir a dar a ganhar 10 vezes mais ao Saragoça numa futura venda. Choro por não ter ganho na época passada a maioria dos troféus para um clube corrupto. No entanto, apesar dos apesares, podemos ver que desde que Jesus entrou, e tem sido assim desde que Vieira entrou para o Benfica, por pouco que se note, a cada ano que passa, no geral, o Benfica está mais forte. Mesmo em relação ao último título, aliás, penúltimo, melhorámos muito. E no ano passado, pese embora termos perdido 3 competições para os azuis, estivemos até bem tarde na decisão delas, duas delas contra eles, outra contra a sua equipa B...

    Ou seja, estamos, lentamente, mais fortes. Por isso vimos essa campanha no ano passado contra ele.

    Basicamente, que o Benfica ganhe recorrentemente e não me vão chatear nada os valores que forem dados por jogadores que cá passaram... Prefiro ganhar em títulos do que em dinheiro, pois este vem junto, daí que entre uma (suposta) escolha entre 2 clubes, um que ganhe recorrentemente e outro que não ganha tanto, ou oferecemos mais ou pelo mesmo valor ele vai para outro lado... Não é roubo (aí) apesar do que diz a Comunicação Social. Na parte do roubo também podiam falar, mas está tudo minado e cabe-nos a nós apontar aos que roubam, não aos que são roubados, ou seja, nós mesmos, como tantas vezes acontece e neste caso, Roberto, aconteceu tanto, tanto, tanto que o Homem poderá ter saído prejudicado no meio disto tudo!

    Grande Abraço e desculpem o testamento!

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel

    ResponderEliminar