quarta-feira, 18 de maio de 2011

Estrutural

Hoje é um dia duro, deveria estar a caminho da Irlanda para ver a final da Liga Europa e ficarei em casa a ver pela televisão uma final entre os nossos principais rivais internos. Poderemos atribuir várias causas para o sucedido nesta temporada com a equipa de futebol, existem muitas teorias contra o treinador, jogadores, etc…, mas quando analisamos a performance desportiva de todas as modalidades do clube percebe-se que algo mais profundo se passa e o problema tende a ser estrutural.
Várias vezes elogiei neste espaço a atitude da nossa equipa de Basquetebol. Inclusive recomendei que a equipa de futebol fosse visionar os seus jogos de forma a apreender a garra, espírito, crença e luta pela vitória que emanava daquela equipa. Bem sei que fruto de um recrutamento deficiente que claramente não correu bem: Francisco Jordão e Rodrigo Mascarenhas vieram com problemas físicos; Cordel Henry foi dispensado por problemas físicos; Jenkins não é o poste que todos esperavam e não constitui uma mais valia; pelo meio veio um Americano de qualidade duvidosa que acabou dispensado; e por fim veio um jogador que parecia fazer a diferença mas claramente não se adaptou ao grupo ou o grupo a ele e neste momento não acrescenta nada à equipa (Chandler), a nossa equipa é mais fraca do que o fcp, contudo a diferença de qualidade dos jogadores não é assim tão grande que permita diferenciais como os que aconteceram nos dois últimos jogos. A grande diferença é que a equipa deitou, estranhamente, a toalha ao chão, deixou de lutar, não apresenta atitude e garra que era a sua imagem de marca.
O Volei, mais uma vez baqueou no momento final, apesar de ter uma equipa de qualidade individual superior, foi batida sem espinhas na final pelo Fonte Bastardo.
O Andebol, e apesar de ter claramente a melhor equipa, no jogo do titulo foi enxovalhada pelo fcp, perdendo por uma diferença de 10 golos e acaba em terceiro no campeonato.
O Hóquei, mais uma vez ficará em segundo atrás do fcp (falhámos 5 livres directos no jogo na Luz), salvando a época com uma Competição Europeia, que na minha opinião não apaga o facto do nosso maior rival continuar numa série de vitórias absolutamente impressionante.
O Futsal, perdeu a final da taça frente ao Sporting e no primeiro jogo do playoff perde o jogo frente a uma equipa que terminou em 8º e que jogou com os juniores.
Isto acontece no Futebol, Basquetebol, Andebol, Volei, Futsal, Hóquei. Nos momentos decisivos falhamos, as conquistas não surgem e a toalha ao chão é atirada muito cedo prejudicando muitas vezes a classificação final (o mal menor). Claramente existe um problema de exigência no nosso clube, existe um bloqueio mental que nos impede de obter resultados positivos nas mais variadas vertentes, o que só pode significar que em termos estruturais o clube não está talhado e virado para a vitória.
Este é o espelho do clube no presente, é tempo de perceber que a nossa grandiosidade do passado não passa disso mesmo, passado e história. O presente é feito de expectativas que invariavelmente não se concretizam.
É tempo de sermos menos arrogantes em relação ao nosso clube e passarmos a encarar a nossa existência com humildade. As fundações do clube assentam num cariz de humildade, povo e luta e estas deverão ser as bases em que devemos assentar o nosso futuro sob pena da nossa arrogância e mania da superioridade nos sufocar.

8 comentários:

  1. Concordo com o que escreves, nomeadamente quanto à necessidade de sermos mais humildes e a esse crivo de derrotado que não parece querer largar-nos. Sinto cada vez mais dificuldade em explicar às minhas filhas por que é o Benfica o melhor clube do mundo.

    Ao contrário de ti, hoje não vou ver o jogo na televisão, simplesmente porque não quero. Não estando lá o Benfica, o jogo não me interessa para nada. Seria um acto de puro masoquismo. E já estou farto de sofrer.

    ResponderEliminar
  2. INFELIZMENTE TENHO QUE CONCORDAR CONTIGO.
    SÓ QUE AQUILO QUE PENSAS QUE É A SOLUÇÃO,NUNCA VAMOS CONSEGUIR MUDAR, PORQUE OS NOSSOS DIRIGENTES VÃOS-SE PERPETUANDO NO PUDER À CONTA DESSA «ARROGÂNCIA QUE NOS É VENDIDA A NOSSA GRANDEZA»
    A HUMILDADE NÃO É PARA PARA NÓS
    E POR ISSO INFELIZMENTE VAMOS ACABAR POR MORRE DE PÉ
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Sem querer ser irónico, o Benfica precisa de alguém doutorado na área da psicologia e na parte motivacional.

    E claro, nem vou sintonizar a SIC. Já me basta o onanismo de grande parte da comunicação social. O meu país é o Benfica, quero lá saber se isto traz prestígio para Portugal

    ResponderEliminar
  5. No basquetebol, concordo as contratações foram mal feitas e durante toda a época não fomos uma equipa regular, no andebol temos uma boa equipa, ganhamos a super taça contra o porto, mas entre caetigos e vários jogadores lesionados durante grande parte da época acabamos a fazer uma época um poco incerta, no hoquei temos uma boa equipa, ganhamos a taça CERS, ganhamos a super taça ao porto estamos na taça de portugal e estamos em 2ª a lutar palmo a palmo com o porto, o que hà muitos anos não acontecia, aliás se não fosse um estranho jogo do porto com a candelária (3 golos do porto em 20 s ) estariamos em 1º, mas pronto, quanto ao vólei falhamos nos play off , fizemos um campeonato muito bom, com 2 derrotas, e no jogos finais acábamos por ir confiantes demais, mas o mais estranho é que o campeão teve 9 derrotas e nós 2, mas as regras são assim.
    uma chamada de atenção para os nossos Juvenis que fizeram o pleno e foram Campeões A e B, eos nossos iniciados que estão na face final.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que se está a fazer um julgamento demasiado futebolizado do Benfica. A época futebolistica foi uma desgraça, logo qualquer coisa que corra menos bem nas modalidades tende a ser mais empolado. É verdade que os resultados no basquetebol e no futsal não tem sido aqueles que estariamos á espera...mas não podemos esquecer que a equipa de basquetebol, vem de um tricampeonato conquistado, e a equipa de futsal ganhou tudo que havia para ganhar cá dentro e fora. Se o futebol viesse dessa senda de resultados, podem querer que hoje era uma pessoa bem mais compreensiva com alguns erros que se tivessem sido cometidos pelos responsaveis esta época...mas não é esse o caso...os responsaveis pelo futebol no Benfica fartam-se de cometer e repetir os mesmsos erros época atráS época, e não estou a ver forma de isto parar...Esta e a diferença do futebol para o futsal e basquetebol. Quem nos dera que o futebol tivesse resultados tão bons como estas duas modalidades. Por isso devemos analisa-las separadamente e não no contexto de uma época miseravel que se está a ter. No que toca ás outras modalidades nem tudo é mau. Ganhamos a taça Ceres e estamos no final da EHF. Internamente as coisas não correram tão bem, mas convenhamos se o futebol tivessde conquistado o Bi campeonato se calhar nem se falaria tanto destes insucessos nas modalidades. Cada modalidae deve ser ajuizada em função daquilo que tem produzido ao longo das épocas e não em função da má prestação do futebol.

    ResponderEliminar
  7. Sinto-me confuso e banzado com tudo aquilo que vou lendo pela blogosfera, de sentenças, ditos, soluções e recriminações. Humildade? Falhanços nossos? E porque não contestam que a quase totalidade das nossas derrotas é sempre com um certo Clube? E por que só nós é que falhamos e somos uns amadores e esse clube nunca falha? E por que só nós é que devemos ser humildes e a nossa pretensa arrogância (nossa arrogância?) é que nos traz a derrota? E por que o nosso treinador tem todos os defeitos e o desse clube é uma sumidade? E por que a violência é que consegue vitórias? E por que só as ditaduras é que constroem êxitos? E por que deitamos sempre a toalha ao chão quando enfrentamos esse clube? Sejamos honestos e equacionem-se em todas as suas facetas as possíveis causas do nosso falhanço e não numa única delas. O Benfica é que possui arrogância? Nada mais falso! De que adianta ver um argueiro nos nossos olhos se deixamos de ver a trave nos do nosso inimigo? Teremos culpas, é certo mas elas poderão ser a única razão de tão grande descalabro? E repito; descalabro esse somente em relação a um único clube. (Clube?) Já se interrogaram por que em trinta e tal anos o nosso fracasso continua igual? Por que em trinta e tal anos o Benfica, com tantos Presidentes, com tantos treinadores, com tantas estratégias, com tantos adeptos, nunca conseguiu triunfar e debelar e dita crise? E porque cometemos sempre os mesmos erros? Por que nunca conseguimos levantar cabeça e foi sempre o mesmo dito clube a triunfar, o único e mais nenhum outro? Gostaria de conhecer o comentário do amigo Dylan que foi cortado neste post. Cortar um comentário ao grande benfiquista Dylan? Possivelmente este meu irá ter a mesma sorte mas, se estiver muito interessado em saber, pedi-lo-ei por eMail a esse caro amigo.

    ResponderEliminar
  8. Caro RIVUS,
    Aqui ninguem corta comentários, foi o proprio Dylan que anulou o comentário e voltou a escrever.
    Quanto à sua opinião é válida e respeito-a, considero que muitas derrotas se devem à corrupção mas muitas delas não. No caso do Volei e do Futsal não certamente assim como no Basquetebol.

    ResponderEliminar