sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Alma Benfiquista

Nenhuma equipa ganha jogos só com força, técnica, táctica e etc. As grandes equipas ganham jogos e títulos porque têm algo mais que as distingue e que faz a diferença - porque têm algo a que à falta de melhor definição chamarei Alma. No nosso Benfica, também nos habituámos a chamar-lhe Mística. O nome tanto faz.

Mas ninguém duvida que foi isso em grande parte que nos fez Campeões Europeus em 61 e 62, contra colossos que nos tais níveis técnico, táctico, força e experiência nos eram inegavelmente superiores. Quem alimentava essa Alma? Mário Coluna e José Águas, acho, a esta distância. (Eusébio fá-lo-ia mas mais tarde).

Hoje, vejo com tristeza essa Alma a surgir noutros clubes portugueses e a murchar no nosso Benfica.

Escrevi aqui há uns meses que David Luiz era um jogador que não deveria sair porque, para além de ser um excelente futebolista, era parte importante dessa Alma Benfiquista. E quando afinal ele saiu, manifestei aqui a minha tristeza, revolta e preocupação pelo facto.

Receio bem que se Fábio sair no final da época, e com Nuno Gomes também provavelmente de saída e de qualquer forma já em final de carreira, a nossa Alma sofra mais uma machadada.

Os grandes jogadores podem ganhar jogos e resolver problemas, mas é a Alma das Grandes Equipas que as faz realmente grandes, que as faz superarem os obstáculos intransponíveis e realizar as tarefas impossíveis, que transforma Equipas em Campeões. E a Alma de uma equipa existe porque em cada momento há jogadores especiais que a alimentam - nunca mais do que um ou dois, com sorte talvez três. Podem não ser, e muitas vezes não são, os melhores jogadores, os que marcam mais golos, os mais habilidosos. Mas a longo prazo são esses os realmente decisivos.

E receio bem que a Alma da nossa Equipa esteja hoje ferida, espero que não de morte. Mas para a recuperar não podemos deixar sair os jogadores que a alimentam.

PS - Há uma parte da Alma Benfiquista que nunca morre, claro, eu sei, que é a parte que pertence aos adeptos. Mas essa, embora importante e indispensável, não chega se não for acompanhada lá dentro por quem efectivamente participa activamente nas Vitórias - e também nas derrotas.

8 comentários:

  1. Muito bom posto, é mesmo isso:

    O Amor ao Benfica não se compra, nem se vende.
    O Amor ao Benfica não tem preço.

    Temos que rapidamente aumentar essa Alma/Mística no balneário e não só em todo o Benfica, porque neste momento é rara ai e há apenas nas bancadas...

    ResponderEliminar
  2. Incluo o Maxi Pereira e o Luisão nesse lote e talvez retire o Nuno Gomes.
    A questão é que a "alma", embora fundamental, vale quase zero se as outras componentes não estiverem preenchidas. E mais que alma, tem-nos faltado capacidade física e, talvez consequentemente, táctica...

    ResponderEliminar
  3. Tragam o Miguel Vítor de volta, ponham lá uns dos juniores que saibam bem o que é o Benfica e comprem jogadores com alma. Eu quero lá saber se eles são piores que alguns que estão no plantel. A longo prazo é pior perder a mística do que perder dois campeonatos seguidos para o FCP.

    ResponderEliminar
  4. O caso de David Luiz para mim era simples:

    Com uma direcção competente e com visão, teria que ter sido vendido no verão passado e nunca a meio da época. Obviamente que depois, conforme se viu, tiveram que obrigatoriamente vender o rapaz em Janeiro. Tanto ele como o Benfica não podiam aguentar mais, estava-se a ver.

    O que esta direcção fez foi um erro crasso que mais se assemelha a jogar na roleta russa: Quiseram à força valorizar David na Champions League mais uns meses, não obstante terem preparado muito mal a época. ERRO A DOBRAR

    Cumprimentos benfiquistas

    ResponderEliminar
  5. Benfica:
    32 campeonatos nacionais
    2 taça\liga dos campeões
    1 taça latina

    Porto:
    25 campeonatos nacionais (em 10 anos estará com mais campeonatos que nós!!!)
    2 taça\liga dos campeões
    1 taça uefa\liga europa
    1 supertaça europeia
    2 taça intercontinental
    Corre o risco de ganhar mais 1 liga europa

    ESQUEÇAMOS O ANTIGAMENTE - JÁ NÃO SOMOS O MAIOR, SOMOS APENAS UM GRANDE CLUBE.
    SÓ COM ESTA ATITUDE DE REALISMO PODEMOS ASPIRAR A SER MELHORES.
    Fomos CAMPEÕES EUROPEUS há 50 anos - 50 ANOS!!! UMA ETERNIDADE...

    ResponderEliminar
  6. Helder, vamos lá esperar que o Braga derrote o seu amo em Dublin e que o Guimarães saia vencedor no Jamor.

    ResponderEliminar
  7. Sou benfiquista desde que me lembro de ser gente: 50 anos! Deixemo-nos de cantigas. O Braga mereceu ganhar. Quem derrota: Sevilha, Arsenal, Liverpol Shaktar e Benfica... não merece ir à final??? O que é que nós fizemos? Tristes figuras: com o shalk, com o PSG, com o PSV... pergunto: não eram equipas a quem nós poderíamos ganhar, não fossem erros técnico/tácticos/teimosias??? Quem é Roberto, para tirar o lugar ao Quim, ao Moreira??? Um guarda-redes que nos dê pontos??? Penso que deu mais pontos ao adversário. Tenho pena mas a teimosia de Jesus tem que parar, se não, haja alguém que o pare a ele. Chega de tacanhês, NÓS SOMOS BENFICA!!!! SEMPRE!

    ResponderEliminar
  8. Somos benfiquistas e temos de saber perder,porque ganhar sabemos nós.Este ano houve uma série de equivocos em vários jogos que não se poderão repetir.Temos acima de tudo de apoiar a nossa equipa.O mundo não acaba amanhã.Não sejamos pessimistas.Apoiar sempre o maior Clube do Mundo.Benfica sempre.

    ResponderEliminar