quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Top ten é nosso na Liga Europa dos pobres

A campanha que o Benfica está a desempenhar, actualmente, na Liga Europa tem contribuído para enriquecer o prestígio europeu do clube, não só pelo percurso atingido até agora, mas, também, porque a vitória frente ao Hertha nos colocou a fechar o "top ten" dos clubes com mais triunfos nas competições europeias.

O Anderlecht, com 153 êxitos, mais três do que o Benfica, é o nono classificado está, perfeitamente, ao nosso alcance, enquanto que o Ajax , na oitava posição, tem mais seis e, neste caso, a meta é mais difícil, mas não impossível: para igualar os holandeses, é preciso chegar à final e esperar que sejam, entretanto, eliminados pela Juventus. Por curiosidade, este "ranking" é liderado pelo Barcelona, com um total impressionante: 239 vitórias, mais seis do que o Real Madrid.

Devemos ficar, naturalmente, gratos pela homenagem que Michel Platini fez a Eusébio, deslocando-se de propósito ao Estádio da Luz, numa sequência de distinções que coloca o Pantera Negra no mesmo patamar de Di Stefano e Bobby Charlton, mas o contributo que o reinado do francês deu para desvalorizar a Liga Europa é lamentável, comparando com a Liga dos Campeões Europeus. Protagonista de um ciclo notável, nesta época, o Benfica conseguiu, até agora, totalizar 2,12 milhões de euros, menos 11 mil do que o Sporting somou só na fracassada experiência patenteada nos play-off da Champions!

Ou seja, Michel Platini e amigos não compensam o mérito desportivo nesta competição e também deveriam alterar a fórmula de acesso à principal prova: admito que a Liga dos Campeões seja disputada pelos dois primeiros classificados, mas, a partir do terceiro posto nos diversos campeonatos, o destino deveria ser a Liga Europa.

Para complementar a informação do João Tomaz, o Cardozo tornou-se no décimo melhor marcador de sempre nas competições europeias, em igualdade, com João Vieira Pinto, nono classificado, a dois de Simão e a três de Isáias. Eusébio lidera, inevitavelmente , a lista, com 57 remates certeiros.




3 comentários:

  1. Estou em crer que, nos próximos anos, ultrapassaremos o Anderlecht e o Ajax...
    Quanto ao Cardozo, onde foste buscar esses dados? Os que tenho são os seguintes:
    Cardozo em 14º com 11 golos em 23 jogos.
    Eusébio 68
    Nené 45
    Nuno Gomes 36
    José Augusto 26
    Torres 21
    Simão 20
    Isaías 20
    João Pinto 19
    José Águas 18
    Filipovic 18
    Jordão 14
    Iuran 13
    Rui Costa 12
    Valdo 11
    Rui Águas 11
    Paneira 11
    Pacheco 11
    Coluna 11
    Chalana 11
    Cardozo 11

    ResponderEliminar
  2. Em relação aos golos de Cardozo, "inspirei-me" numa peça que sai na A Bola de hoje, mas admito que possam estar incorrectos.

    ResponderEliminar
  3. Estou desconfiado que tenho a época 92-93 repetida nos meus registos... Tenho que verificar isto.

    ResponderEliminar